QUANTIFICAÇÃO DE AÇÚCARES EM ALIMENTO VIA BRIX
Que é Brix?
Brix (símbolo °Bx) é uma escala numérica de índice de refração (o quanto a luz desvia em relação ao desvio provocado por água destilada) de uma solução, comumente utilizada para determinar, de forma indireta, a quantidade de compostos solúveis numa solução de sacarose, utilizada geralmente para suco de fruta. A escala Brix é utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açúcares em sucos de fruta, vinhos e na indústria de açúcar, bem como outras soluções. A escala de brix, criada por Adolf Ferdinand Wenceslaus Brix, foi derivada originalmente da escala de Balling, recalculando a temperatura de referência de 15,5 °C.
A quantidade de compostos solúveis corresponde ao total de todos os compostos dissolvidos em água, começando com açúcar, sal, proteínas, ácidos e etc e os valores de leitura medido é a soma de todos eles. Um grau Brix (1°Bx) é igual a 1g de açúcar por 100 g de solução, ou 1% de açúcar. Uma solução de 25 °Bx tem 25 gramas do açúcar da sacarose por 100 gramas de líquido. Ou, para colocar de outra maneira, é 25 gramas do açúcar da sacarose e 75 gramas da água nos 100 gramas da solução.
O instrumento usado para medir a concentração de soluções aquosas é o refratômetro (Fig 1 e 2)
Fig 1 Refretômetro Portátil
Fig 2 Refratômetro de Bancada
O esquema seguinte representa o teor em açúcar de várias bebidas e alimentos.
ATIVIDADE PRÁTICA - 1
- Determinar o conteúdo de açúcar em diversas soluções de sacarose (C12H22O11)
Materiais:
- Refratómetro
- Amostras a analisar: soluções de sacarose produzidas
- Álcool etílico
- Algodão/papel absorvente
- Cotonetes
Procedimento:
- Pese em um béquer 40g de sacarose e junte água apenas o suficiente para a completa dissolução do açúcar.
- Transfira a solução obtida para um balão volumétrico de 200ml, complete o volume com água, agite bem e obtenha, assim, uma solução de 20% (massa/volume) ou a 0,20 g/ml de sacarose.
- A partir dessa primeira solução, usando pipetas e balões volumétricos de 100ml, prepare as outras soluções da seguinte maneira: - 1º) Solução a 15% (ou a 0,15g/ml): tome 75ml da solução a 20% e complete 100ml com água; 2º) Solução a 10% (ou a 0,10g/ml): tome 50ml da solução a 20% e complete 100ml com água; 3º) Solução a 5% (ou a 0,05g/ml): tome 50ml da solução a 10% e complete 100ml com água: 4º) Solução a 2,5% (ou a 0,025g/ml): tome 50ml da solução a 5% e complete 100ml com água.
- Após preparar cada solução e antes de obter a seguinte, homogeneíze-a com boa agitação.
- Determine o índice de refração de cada uma destas cinco soluções e também da água pura. Comece com a água e prossiga com as soluções mais diluídas.
- Construa um gráfico do índice de refração em função do concentração (%). E estime o valor do índice de refração da solução de concentração igual a 7%.
ATIVIDADE PRÁTICA - 2
Objetivos:
- Determinar o conteúdo de açúcar em diversos produtos alimentares.
- Reconhecer a utilidade e potencialidade da refratometria como técnica analítica.
Materiais:
- Refratómetro
- Amostras a analisar (fruta "in natura", polpa de fruta, néctar de fruta, suco em pó)
- Álcool etílico
- Algodão/papel absorvente
- Cotonetes
Procedimento:
- Anotar qual o tipo, a marca e o modelo do refratômetro utilizado.
- Registar a temperatura de trabalho.
- Registar o nome e composição de uma das amostras alimentares a estudar.
- Com auxílio de uma cotonete colocar a amostra no local apropriado do refratômetro.
- Medir e registar a concentração de açúcar da amostra (% Brix) e o índice de refração, seguindo as instruções de funcionamento do refratómetro utilizado.
- Repetir os passos 3 e 4 e 5 para outras amostras.
Notas Adicionais:
- A tabela abaixo correlaciona o índice de refração com o ºBx
- A composição indicada no rótulo dos alimentos é apresentada por ordem decrescente de abundância o que pode dar uma indicação qualitativa do teor de açúcar no alimento em estudo.
- A refratometria permite analisar a composição de misturas binárias em que os índices de refracção dos dois componentes apresente uma diferença significativa. Além dos exemplos já referidos há ainda: determinação de água em leite, álcool em água, proteínas em soluções aquosas, óleos não saturados em gorduras e óleos vegetais, enxofre em borracha, ácidos gordos livres em sabões, compostos aromáticos em hidrocarbonetos de petróleo, salinidade em água do mar.
- Podemos ainda correlacionar o ºBx com a densidade, abaixo temos uma tabela que correlaciona estas grandezas:
Bibliografia
Adolfo Lutz. v. 1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos, 3. ed. Sao Paulo: IMESP, 1985. p. 160
Pilling, Sergio, Apostila de Físico Química II - Univap - Universidade do Vale do Paraíba - (http://www1.univap.br/spilling/FQE2/FQE2_EXP11_Refratometria.pdf) acessado em 24/04/2016
Valores de Brix - http://www.omega.com/Green/pdf/REF_Refrac_Value.pdf acessado em 24/04/2016







Nenhum comentário:
Postar um comentário